quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012




Geografia – Texto 5 – Agrossistemas



Agrossistemas: É a interação entre as técnicas implantadas na agricultura e na pecuária, considerando os impactos gerados com essa prática. Devem-se considerar três elementos básicos, que irão determinar a forma de produção. São eles: O Capital empregado, o trabalho e a terra.

Os agrossistemas são classificados em:

Tradicionais: Que não requer recursos sofisticados, como tecnologias e especialização. A produção geralmente é baixa e destinada apenas para o consumo próprio ou para baixa comercialização. O trabalho é feito manualmente envolvendo pequenas propriedades e com pouco investimento financeiro. Caracterizado pela prática Extensiva. Ex. Agricultura Intinerante.

Modernos: Os agrossistemas modernos, ao contrário dos tradicionais, visam uma produção em grande escala, na perspectiva de gerar grandes lucros. Para isso, utilizam vários recursos tecnológicos que vão desde o uso de fertilizantes e adubos químicos, maquinários e monitoramento especializado. Envolve grandes propriedades e um alto investimento financeiro. É caracterizado pela prática intensiva. Ex. Agricultura de precisão.

Alternativas: Tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais. Por essa razão, não se utiliza fertilizantes, pesticidas ou adubos químicos e nem qualquer outro elemento que possa prejudicar o meio ambiente. Com essas práticas recolhe-se produtos mais saudáveis e de boa qualidade. Suas técnicas exigem um bom investimento capital e também de um espaço privilegiado com estufas e outras estruturas. Necessita-se também de algum nível tecnológico e especialização, monitoramento e um clima favorável de acordo com o produto a ser produzido. Essa prática pode ser extensiva ou intensiva, dependendo de quem produz e o destino da sua produção. Ex. Agricultura Orgânica e Agricultura sem solo.


Pecuária: É a atividade que envolve a criação, a domesticação e a reprodução de animais. Integra junto com a agricultura os agrossistemas e representa um forte fator econômico, pertencendo primeiramente ao Setor Primário e num segundo momento, dependendo dos seus produtos, ao setor Secundário.

Pecuária Intensiva: Visa a obtenção de carne e leite em grande escala, para exportação. Exige recursos financeiros alto e o uso de tecnologia, assim como assistência veterinária. O gado fica confinado, ou seja, não vive solto nas pastagens, permanecendo parte do tempo preso em currais ou estábulos onde recebem alimentação e cuidados.

Pecuária Extensiva: Visa a obtenção de carne e leite, mas em baixa escala, sem muitos recursos financeiros e com pouco ou sem nenhum recurso tecnológico. O gado fica solto no pasto e a pastagem geralmente é natural.

A pecuária também trabalha com produtos secundários como lã, seda, couro entre outros, que depois de processados e industrializados passam a compor o Setor Secundário da economia.

2 comentários: