Filosofia
– Texto 8 – Ética Aristotélica
Para Sócrates e Platão, a virtude não poderia ser ensinada, mas sim
despertada no homem pelo conhecimento.
Dessa forma, no pensamento socrático-platônico, para agir bem deveria
se conhecer o bem. O simples fato de conhecer racionalmente o que era certo era
garantia mais do que suficiente para se agir corretamente. Nesse sentido, a
teoria do conhecimento estava diretamente ligada às questões éticas e morais,
porque o conhecimento da virtude era necessário para se agir corretamente e ser
virtuoso.
Aristóteles, discípulo de Platão, no entanto, não julgava que conhecer
bem fosse suficiente para praticar o bem. Para Aristóteles a virtude era
alcançada por meio da prática, do hábito e transmitida através do exemplo.
Quanto mais se pratica ações virtuosas mais virtuosos nos tornamos.
Mas como identificar quais
ações são virtuosas?
Aristóteles irá responder que é por intermédio da justa medida, ou o
meio termo entre duas atitudes extremas. Com isso, Aristóteles quer nos dizer
que devemos buscar o equilíbrio entre nossas ações, ou em outras palavras, um
melhor controle sobre nossas paixões.
Ex. Virtude – coragem. A coragem seria o meio termo entre o excesso de
confiança e a covardia.
Toda ação busca um fim, uma finalidade, e esse fim se constitui em um
Bem. Para Aristóteles, o Bem Supremo, o fim último da aspiração humana é a
Felicidade, a eudaimonia (Eudaimonia),
e é por ela que o homem busca os demais bens.
A Eudaimonia (eudaimonia)
representa a felicidade alcançada com a realização das potencialidades da vida
racional, a qual, por sua vez, corresponderia à máxima realização da essência
humana. A eudaimonia, portanto, é um tipo específico de felicidade, entendida
como atividade.
Sendo assim, esse tipo de felicidade é possível somente para os seres
humanos constituindo-se essa atividade como aperfeiçoamento do homem. Em outras
palavras, para Aristóteles, felicidade era a realização do potencial racional
do homem. Alcançada nem pelo exagero e nem pela falta, mas pela justa medida, o
meio termo entre esses extremos.
Dicas de Leituras:
- Pequeno Tratado das Grandes Virtudes – André Comte-Sponville
- Ética a Nicômaco - Aristóteles
- Ética a Eudemo - Aristóteles
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