terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Sociologia – Texto 2 – Sociologia como Disciplina.





A sociologia com a configuração que conhecemos hoje é fruto de três importantes acontecimentos da história: A Revolução Científica do século XVII, e as duas grandes revoluções do século XVIII, a saber, A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

O fundador da Sociologia como disciplina foi o filósofo francês Auguste Comte. Levado pelo espírito positivista, o pensador analisou e criou uma forma de estudar cientificamente a sociedade e sua dinâmica.

Revolução Científica: A Revolução científica foi um dos eventos que fomentaram o surgimento da sociologia como disciplina. A necessidade de se estudar a sociedade de maneira científica, ou seja, objetivamente, teve sua base na Revolução ocorrida no Século XVII. A Revolução Científica consistiu na afirmação do espírito de pesquisa e de investigação racional da realidade, baseada na concepção imanentista e naturalidade do mundo, que rejeitava explicações transcendentais e sobrenaturais.

Revolução Francesa: A grande contribuição da Revolução Francesa foi os ideais pregados por essa revolução, que de fato, influenciou toda a sociedade posterior a ela dando origem, inclusive, ao nascimento da formulação dos Direitos Humanos, com os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Revolução Industrial: Talvez o evento histórico mais importante da história humana. Foi responsável pelas mudanças mais significativas para o mundo, desde a mudança atmosférica até a sociedade tecnológica que existe hoje. O principal problema estudado pela sociologia teve seu inicio após a Revolução Industrial.



Dicas de Leitura:


- O mundo assombrado por demônios – Carl Sagan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário