quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Geografia – Texto 6 – Fuso Horário



Fuso Horário:



O tempo é uma convenção humana, criada para situar o homem na nossa própria existência.

Essa convenção chamada Tempo foi inspirada no movimento aparente do Sol. Para o estudo do tempo é necessário considerar o posicionamento da Terra no seu eixo N/S inclinado, executando os movimentos de rotação e translação.

Para fazer um estudo mais adequado dos fusos horários, deve-se imaginar a Terra parada e o Sol fazendo os movimentos em torno dela (movimento aparente). Dessa maneira, o Sol passa assumir um movimento constante, chamado de Sol Aparente, Sol Fictício e Sol Médio.

Antigamente os relógios deviam ser ajustados todas as vezes que se chegava a uma nova cidade. Os relógios sempre eram acertados de acordo com Sol do Meio Dia, que é quando o Sol representa o seu ponto mais alto no céu.

Levando em consideração essas dificuldades, foi realizada em Roma, no ano de 1883 uma conferência em que foi decidida a criação dos Fusos Horários.

 Fuso horário é como é chamada a divisão da Terra em diferentes faixas. O objetivo dos fusos horários é estabelecer uma mesma hora para todas as localidades situadas na mesma faixa.

Convencionou-se dividir os 360º da circunferência terrestre pelas 24 horas do dia, obtendo-se assim, um resultado de 15º para cada faixa correspondente a 1 hora.

Em 1894, foi realizado a conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington D.C. Estados Unidos. A proposta era padronizar a utilização mundial da hora legal.


O Senador do Canadá, Sanford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, em que cada uma delas era um fuso de 1 hora. O planeta possui 360º de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15º de largura longitudinal. Em 1879 o estudo foi publicado no Jornal do Instituto do Canadá de Toronto, com aprovação norte-americana em 18 de novembro de 1883.

Com isso, acabou sendo aceito a Teoria de Fleming. A longitude 0º passaria pelo Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra. Os demais fusos seriam contados positivamente para o Leste e negativamente para o Oeste, até o Meridiano 180º - o Anti-Meridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data.



W (West) Oeste “-“                                         E (Est) Leste “+"

Y   X   W   V   U  T   S   R   Q   P   O   N
A   B   C   D   E   F   G   H   I   K   L   M
12  11  10   9    8   7   6   5    4    3   2    1  
1    2    3    4   5   6    7    8    9  10  11  12



Sendo assim, existe um horário em cada meridiano, provocado pelo deslocamento aparente do Sol. A hora universal coordenada – UTC (Universal time Coordenated) é a hora adotada no meridiano de Greenwich, válida para qualquer ponto da superfície Terrestre.
 

Hora Local – HLO – é a hora adotada em um meridiano considerado, ou seja, a hora da longitude do observador.

Hora Legal – HLE – é a hora estabelecida pelas leis de um Estado. Refere-se à longitude central, ou seja, é a hora adotada para todo o fuso. Em outras palavras, a linha reta dos meridianos quase nunca coincide com os limites de cada estado ou país, por isso a definição da hora legal depende de uma decisão política.

No Brasil, cada um dos 3 fusos horários possui uma hora legal.



Relação entre hora e longitude:



Tendo a Terra 360º e um dia solar de 24 horas, torna-se fácil saber que cada 15ª de arco corresponde a 1 hora.



ARCO                       TEMPO                      ARCO                                    TEMPO 

360ª
24 Horas
60’= 1ª
4 Minutos
15º
1 Hora
15’
1 Minutos



Obs. Toda hora a esquerda de qualquer fuso é mais cedo e toda hora à direita de qualquer fuso é mais tarde.



Hora Verdadeira: É a hora real com referência ao Sol verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário