quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Sociologia- Texto 7 – Bases da Sociologia Política

O termo Sociologia foi criado no Séc. XIX pelo pensador francês Auguste Comte. Comte, influenciado pela Revolução Científica do século XVII se esforçou para empreender um estudo científico da sociedade. Isso não que dizer, no entanto, que antes do século XIX a Sociedade não era estudada, bem pelo contrário. Todo o esforço da filosofia clássica se debruça sobre a vida em sociedade. Mas somente no século XIX que a sociologia surgiu como uma ciência independente.

Auguste Comte uniu o radical latino Sócios que significa Sociedade, com o radical grego Logos, que significa Razão, Discurso ou Estudo. Assim, na etimologia da palavra, Sociologia quer dizer Estudo científico da Sociedade.

Levando isso em consideração podemos definir a sociologia com o conhecimento científico dos fenômenos sociológicos que ocorrem dentro de uma sociedade.

Podemos enumerar três grandes momentos históricos de grande repercussão para o surgimento da sociologia: a) Revolução Científica, séc. XVII; b) Revolução Francesa, séc. XVIII e c) Revolução Industrial, séc. XVIII.

Revolução Cientifica: Foi importante por causa do método adotado pelas ciências a partir do Séc. XVII – o chamado método cientifico.

Mais importante, no entanto, foram as duas grandes revoluções que o Séc. XVIII testemunhou: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

Revolução Francesa: Devido a ação dos filósofos e escritores iluministas, se repensaram o conjunto dos princípios que organizavam a sociedade francesa, como por exemplo, os privilégios senhoriais, a sociedade dividida em “ordens hereditárias”, o poder exclusivo do clero e o absolutismo do rei. Ao repensarem essa política, perceberam que não havia justiça entre o povo e nem na manutenção daquela sociedade. Assim o povo derrubou a legitimidade daquele sistema e exigiu que se cumprisse o ideal de sua revolução, ou seja, uma nova sociedade mais livre, igualitária e mais fraterna, conceitos necessários para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Revolução Industrial: Teve grande importância para o surgimento da sociologia devido as grandes mudanças nas estruturas das cidades.

Pode-se dizer que a industrialização gerada por essa revolução é a potencialização da burguesia. Além da melhoria da tecnologia e racionalização da divisão do trabalho, foi determinante para o aumento da produção econômica, gerando um padrão que se difundiu inicialmente pela Inglaterra, França e depois o resto da Europa.

O campesinato virou  operariado e passou a viver ao redor das fábricas o que ocasionou um considerável aumento populacional. Crescendo a Densidade Demográfica, conseqüentemente os problemas sociais também passaram a crescer, problemas que se tornaram objetos de estudo da Sociologia.

Não podemos esquecer que essa revolução foi responsável pela consolidação do capitalismo, fator responsável por todas as mudanças que configuraram o mundo de hoje.



Dicas de Leitura:

- O Capital – Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário