terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Geografia – Texto 3 – Espaço Agrário Brasileiro





Quando pensamos em espaço agrário, temos que ter em mente que este espaço está envolvido numa atividade econômica, e por essa razão, fazendo parte de um Setor Econômico. Setores da Economia, a saber, são conjuntos de atividades econômicas voltadas à produção de bens e serviço. No caso a Agricultura e Pecuária, estão classificadas no Setor Primário da economia brasileira.

O Setor Primário é o setor econômico que agrupa as atividades relacionadas ao usos dos recursos da natureza – agricultura e pecuária (solo e água), exploração florestal;extrativismo vegetal (água, solo e flora); extrativismo animal (fauna); e extrativismo mineral não industrial (solo e subsolo).

O extrativismo vegetal é a forma mais antiga de exploração econômica dos recursos brasileiros. Desde a colonização vem sendo utilizado, e podemos, seguramente dizer, que mesmo antes da colonização era utilizado pelos nativos donos naturais da terra que venho a ser conhecida como Brasil.

Quando há modelos de integração entre a agricultura e a pecuária, em determinado ambiente em que o ser humano atua como administrador e consumidor, chamamos de Agrossistemas.



***

O espaço rural é uma das paisagens produzidas pelas atividades humanas e caracteriza-se por diferentes elementos, sendo bem definidas nas suas ocupações para a produção de subsistência de determinada sociedade.

Nessas paisagens, identificam-se elementos singulares dos grupos sociais que formam a comunidade, pois os espaços são apropriados de acordo com as atividades de produção, circulação, consumo de bens produzidos e de manifestações culturais que cada grupo social produz. Essas características são peculiares, pois revelam o predomínio de áreas de agricultura e de criação de animais.

Para atender a produção, são comuns ambientes espaçosos, entrecortados por estradas que ligam as propriedades aos centros de armazenamento e comercialização. As vilas rurais crescem conforme a modernização do campo, e muitas possuem alguma infraestrutura urbana, como centros comerciais, bancários, educacionais e de saúde, principalmente, com sistema de transporte. Isso permite formar uma malha de comunicações com outras vilas e, também, com os centros urbanos de maior expressão. Não obstante a isso, essas comunidades são ainda conhecidas como Sociedades Tradicionais.

Nesses locais, identificam-se elementos singulares dos grupos sociais que formam a comunidade, pois os espaços são apropriados de acordo com as atividades de produção, circulação e consumo dos bens produzidos e das manifestações culturais que cada grupo social produz.

Em relação aos agrossistemas, os tipos de produção decorrem das técnicas empregadas pela sociedade e estão relacionadas ao nível tecnológico daquele grupo social que ocupa o espaço geográfico.

As atividades agropecuárias podem ser praticadas de forma intensiva e/ou extensiva. A opção por uma dessas formas influenciará a produtividade e a qualidade ambiental e de vida da população. Já a atividade extrativa depende da presença e da quantidade de determinados recursos naturais. Conforme a disponibilidade dos recursos minerais, vegetais e animais de cada país, esse setor terá maior ou menor participação na economia.

Essas atividades influenciam a qualidade ambiental do país, conforme a relação existente com o ambiente, pois esta pode gerar impactos negativos. Isto é, se o país não planejar adequadamente o extrativismo, o ambiente será afetado por conseqüências negativas.



Atividades econômicas do espaço rural:



Os recursos naturais são classificados como renováveis e não renováveis. Os recursos naturais renováveis se refazem no ciclo da natureza, mantendo a oferta disponível podendo, dessa forma, ser recuperados. Já os recursos naturais não renováveis existem em quantidade fixa, e seu tempo de renovação é geológico, ou seja, não se recuperam no tempo civil para que a sociedade humana continue a utilizá-los. Por exemplo, minerais, como ferro, cobre, ouro; e combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.

Os recursos naturais são retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres humanos. Muitos são transformados por meio de processos industrialização, gerando novos produtos. A retirada desses produtos deve ser feita de forma planejada, para que não afete o equilíbrio ecológico e a reposição natural.



Classificação da Agricultura:

A agricultura pode ser classificada de duas maneiras: Intensiva e Extensiva.



Agricultura Intensiva: Tem como objetivo a alta produtividade. Envolve alto capital e recursos tecnológicos, geralmente tem em vista a exportação. São aplicadas técnicas modernas e contam com mão de obra especializada, que envolve desde pesquisadores cientistas, a funcionários especializados no maquinário e conhecimento do solo.

Agricultura Extensiva: É aquela em que a terra é fator predominante da atividade agrícola, com baixa produtividade. Geralmente é feita sem recursos especializados e maquinários avançados. O trabalho por vezes é braçal e não necessita de grande capital. Destiná-se a agricultura de subsistência e industrial de pequeno porte. Sua produtividade é relativamente baixa.



Alguns Tipos de Agricultura:



Agricultura sem solo: tipo de agricultura científica em que os cultivos se desenvolvem sobre um substrato, que pode ser água (hidroponia) ou areia, em estufas, longe do solo natural, estabelecendo-se um rigoroso controle do ambiente de crescimento da planta: monitoramento da temperatura, oxigenação das raízes, adequação da umidade, quantidade cientificamente calculada de fertilizantes e nutrientes. A produtividade desse tipo de agricultura é pequena, necessita de pouca mãe de obra e da supervisão de técnicos especializados.

Agricultura especulativa: tipo de agricultura em que o primeiro objetivo é a produção em larga escala para exportação, visando altíssimos lucros, em curto espaço de tempo. Caracteriza-se pela concentração fundiária (grandes propriedades), utilização de sofisticada tecnologia, uso de adubos químicos e agrotóxicos e especialização agrícola (cultivo de um único produto). Liga-se à industria de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, por isso, é considerada uma atividade empresarial.

Agricultura de precisão: produz grande quantidade de dados e dependem dos resultados científicos do detalhamento e informações obtidas, por meio do monitoramento georreferenciado e integração de diversas variáveis entre o solo, a planta e o clima. A finalidade da produção dos dados é dimensionar corretamente as zonas de manejo diferenciado que condicionam a produtividade agrícola, racionalizando a aplicação de insumos, como adubos, fertilizantes, controle de pragas, temperatura, umidade, etc. Ainda está em experimento em nosso país.

Agricultura biológica ou orgânica: tipo de prática agrícola que exclui a utilização de fertilizantes químicos e de pesticidas. O principal objetivo da agricultura biológica é evitar a poluição (causada por adubos químicos e agrotóxicos), preservando o solo por meio de sua correta utilização, adubando-o naturalmente e obtendo, conseqüentemente, produtos de qualidade. 

Um comentário: