sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Filosofia – Texto 9 - Aristóteles 



Parte 1:



Aristóteles foi o grande representante do período filosófico denominado Período Sistemático. O estagirita foi responsável pela organização dos estudos filosóficos desde do período Cosmológico, representado pelos pré-socráticos e que a filosofia buscava responder as questões da origem da realidade e da Physis, até o seu tempo, em que se discutiam questões referentes ao homem, sua conduta e seu conhecimento.

Dessa forma Aristóteles sistematizou os conteúdos filosóficos, separando-os por área de reflexão:

Metafísica: Ciência do Ser, ontologia. Parte da filosofia que estuda a origem e a existência do ser.

Ética: Ciência da conduta humana. Parte da filosofia que estuda o comportamento e os códigos morais do ser humano.

Lógica: Regras estabelecidas para o raciocínio claro e verdadeiro, pode ser definido timidamente como a ciência do bem pensar.

Ciências Naturais: Aristóteles foi o primeiro a fazer registros de espécies animais e vegetais, sendo, por isso, considerado o primeiro biólogo.



Aristóteles foi discípulo de Platão por vinte anos e depois da morte do mestre era o mais cogitado para assumir seu lugar na Academia de Atenas. No entanto, por ele ser estrangeiro não pode assumir esse cargo tão importante.

Saindo da Grécia por motivos similares, acabou montando sua própria escola filosófica que ficou conhecida como Liceu.

Os ensinamentos de Aristóteles eram diferentes dos ensinamentos de Platão. Não obstante o respeito e a admiração para com o mestre, Aristóteles divergia de suas opiniões. Enquanto Platão pensava a essência das coisas e sua verdade num plano inteligível, alcançado apenas pela razão, Aristóteles enfatizava a importância dos sentidos na apreensão do conhecimento e a essência da coisa na própria coisa. Dessa forma, ao contrário de Platão, o estagirita não separa a realidade em dois mundos distintos do qual um é a ideia perfeita do outro. Para Aristóteles, não existe um mundo das ideias perfeitas, o que é a realidade.

Assim, Aristóteles diz que a realidade é única e as formas são imanentes aos objetos. Dessa forma, a essência da coisa permanece na própria coisa. Para Platão, a essência de um cavalo, por exemplo, estaria na ideia cavalo, que estaria no mundo inteligível em que todas as ideias são perfeitas. No seu discípulo, a essência de um cavalo, usando o mesmo exemplo, estaria no próprio cavalo e não na sua ideia perfeita.

Essa essência presente nas coisas, Aristóteles chama de Substância. Para ele, substância não era uma ideia, era um Sínolo, isto é, um composto de Matéria e Forma. Por isso ele valoriza a sensação e a experiência como etapas do conhecimento da realidade.

Essa essência, na concepção de Aristóteles, é o objeto de Estudo da Metafísica, a qual ele considera como filosofia primeira.


·        Substância Primeira: Os indivíduos – compostos por características acidentais

·        Substância Segunda: As espécies e os gêneros a que pertencem os indivíduos – compostos pelas características essenciais.



Dicas Leitura:

- Ética e política em Aristóteles – Solange Vergières
- Metafísica – Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário