sexta-feira, 16 de março de 2012


Sociologia – Texto 9 – Karl Marx.



Marx nasceu em Treves, província alemã do Reno, no dia 5 de maio de 1818 e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883.

Até Marx, era obscura a compreensão do funcionamento do sistema capitalista. Foi ele que, com a ajuda de Engels, mergulhou nos meandros do capital e conseguiu desvendá-los.



Você recebe um dinheirinho extra. Investe no fundo recomendado pelo gerente do banco e, a partir daí, esse dinheirinho começa a aumentar. Se você não mexer nele, os juros podem até transformá-lo num dinheirão. E o banco, de dinheirão em dinheirão, vai enriquecendo mais e mais. Como isso acontece?

Hoje em dia é mais simples responder a essa pergunta. Há muito os especialistas desvendaram o funcionamento da economia. No século XIX, porém, o quadro era outro. A lógica do sistema capitalista era um enigma que muitos procuravam, em vão, deslindar. Via de regra, miravam o alvo errado. Foi preciso que um filósofo mergulhasse fundo nas águas nada límpidas do capitalismo para trazer à tona o seu mecanismo.

Esse filósofo chamava-se Karl Marx. Ele e Friedrich Engels – cujo artigo “esboço de uma crítica da economia política”, em que denuncia os economistas como espoliadores das qualidades humanas dos homens, marcou profundamente a opção teórica de Marx – revelaram, em suas obras, os meandros do capital.

Entre os dois pensadores nasceu uma aliança profícua. As conversas e os estudos de ambos deram frutos importantes como uma nova visão da teoria do valor; as teses da apropriação coletiva dos meios de produção; da mais-valia; da divisão de classes como produto da realidade capitalista e da luta de classes como motor da história; do golpe de Estado como recurso utilizado pela burguesia em crise; das formas que os velhos esquemas do capital assumem para continuar imperando.

A contribuição fundamental de Marx (e de Engels) à compreensão da realidade concreta encontra-se numa série de textos, dos quais O capital é o mais famoso. Para realizar a tarefa a que se propôs, porém, Marx teve uma vida de privações, exílio e perseguições. Muitas vezes seus seis filhos ficaram sem ter o que comer. Quando terminou de escrever Para a crítica da economia política, ele demorou para enviar os originais ao editor por falta de dinheiro para os selos. Engels socorria o amigo, que dedicava dias e noites à pesquisa e à elaboração de suas teorias, mas não conseguiu livrá-lo da pobreza crônica.

O resultado de tanto esforço nos beneficia até hoje. Pode-se não concordar com as soluções propostas por Marx, chamá-las de irreais ou considerar suas obras datadas. O que ninguém pode, em sã consciência, é negar a importância de seu trabalho para a compreensão do monstro mutante que ainda sufoca, explora e miserabiliza a esmagadora maioria dos habitantes deste planeta.



(Texto, retirado na íntegra do livro – Grandes filósofos – Biografia e Obras de Baby Abrão, da Editora Nova Cultural, 2005).



Teoria sociológica de Marx:



Marx foi um dos principais pensadores sociológicos existentes. Lançou bases e contribuições preciosas para a análise social e econômica. Suas reflexões surgiram após os eventos marcantes da Revolução Industrial que teve como conseqüência mais importante para os estudos vindouros, a consolidação do capitalismo.

Marx a partir dessas preliminares se empenhou para trabalhar as conseqüências desse sistema que estava se instaurando fortemente na Europa, e logo o identificou como contraditório. Essa contradição apontada por Marx é referente ao fato que no capitalismo, alguns poucos concentram muitas riquezas, enquanto muitos devem se satisfazer com pouco. Essa contradição que leva Marx a estruturar a sociedade e a analisar a estratificação social (a divisão da sociedade em classes sociais).

Sendo assim, Marx vê a sociedade através da sua historicidade, que segundo suas pesquisas sempre foi marcada pela luta de classes.

Levando isso em consideração, Karl Marx, vê a sociedade como duas estruturas bem definidas: Uma macroestrutura, que detém em suas posses o capital e os meios de produção, e uma infraestrutura, que depende do capital, precisando então, vender sua força de trabalho, trocando seus esforços por um salário.

Dessa forma, a Macroestrutura compra a força de trabalho, uma vez que possui o capital e os meios de produção e a Infraestrutura vende a força de trabalho, uma vez que precisa de um salário para sobreviver.

Essa relação é percebida em todas as sociedades, e essa estratificação social, na visão de Marx sempre será negativa, uma vez que é marcada por conflitos.

Esse conflito entre as duas classes existentes, a Macro e a Infra, é denominado por Marx de Luta de classes, e tem uma causa especifica, que é a taxa excedente não paga aos trabalhadores que fazem o produto a ser vendido. Essa taxa excedente é chamada de Mais-Valia, e representa o percentual não pago aos trabalhadores e tem como conseqüência o que Marx vai chamar de alienação. A alienação é um estranhamento por parte do trabalhador, em relação ao fruto do seu trabalho, ao produto final e ao lazer e a cultura.

O sistema capitalista, dessa forma, contraditório e injusto, e a divisão do trabalho e a estratificação social, irão se apresentar de forma negativa na visão marxista.


Foi relatada acima, de forma resumida, a idéia principal da teoria sociológica de Marx. Sua  análise, no entanto, é muito mais profunda e abrangente e deve ser olhada com cuidado e criticidade para não cometer erros dos quais muitos intérpretes já cometeram.



Dica de Leitura:

- O Capital – Karl Marx
- O manifesto do partido comunista – Marx e Engels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário