quarta-feira, 28 de março de 2012


Filosofia – Texto 15 – Cinismo; Estoicismo e Epicurismo. (conceitos)



Autarquia: Corresponde à autossuficiência do individuo que percebe dispor de tudo aquilo de que necessita para viver, sem depender de bens materiais ou de reconhecimento social. Condição do sábio que entende a felicidade como conseqüência da virtude e não de riquezas, honras e prazeres.

Ataraxia ou apatia: Corresponde ao estado do homem constantemente imperturbável frente as emoções. Uma condição de tranqüilidade, na qual, independente dos fatos, o individuo permanece inabalável, sem se deixar arrastar por alegrias e prazeres, nem por dores e tristezas.



Cinismo: Corrente filosófica criada por Antístenes. Pregava uma vida simples e serena, em harmonia com a natureza e os instintos humanos, livres das convenções e das instituições sociais. A felicidade era correspondida pelo autodomínio e à liberdade.



Estoicismo: Corrente filosófica criada por Zenão de Cicio. Entendiam a filosofia como vida contemplativa, distante da influência das paixões, pautada pela autarquia e pela ataraxia. Acreditavam que uma pessoa era um microcosmo que refletia o macrocosmo (universo, ou Deus) e sua ordem necessária garantida por uma razão divina.

·        Eram panteístas e tudo passava por um processo natural (por essa razão pregavam a ataraxia).

·        Eram cosmopolitas (ou seja, não faziam distinção entre povos considerando-se habitantes não de uma região específica, mas do cosmos).

Epicurismo: Corrente filosófica fundada por Epicuro. Essa corrente de pensamento defendia que a felicidade se baseava na busca do prazer e na ausência da dor. Essa busca era pautada pela ataraxia e aponía (ausência de dores no corpo).

·        Eram cosmopolitas;

·        A filosofia, assim como era para Platão, representavam um “Remédio” para a alma.

·        Para garantir a felicidade seguiam quatro preceitos:

1)      Não há razão para temer os deuses e o além;

2)      Não há porque temer a morte;

3)      O prazer está ao alcance de todos;

4)      O mal é suportável ou dura pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário