segunda-feira, 19 de março de 2012


Geografia – Texto 8 – Coordenadas Geográficas, fuso horários e Representação Terrestre





Os pontos de orientação são muito importantes para indicar as direções a partir de uma referência, mas somente eles não são suficientes para localizar com precisão qualquer lugar do espaço geográfico.

 Para localizarmos lugares ou objetos com precisão, utilizamos as coordenadas geográficas, que formam, sobre mapas e globos, um sistema de quadrículas (latitude e longitude), que permite obter rapidamente a localização geográfica de qualquer ponto na superfície terrestre. As linhas ou coordenadas formam um sistema de referências imaginárias, pois elas são representadas somente nas cartas ou nos mapas e não existem concretamente. Essas linhas imaginárias são denominadas paralelos (latitudes) e meridianos (longitudes).

Os paralelos são linhas horizontais que atravessam o planeta. A linha do equador é o principal paralelo e divide a Terra em duas partes iguais, chamadas hemisférios: o hemisfério Norte e o hemisfério Sul.

As latitudes, ou paralelos, são medidas em grau, minuto e segundo e determinadas a partir da linha do equador (0º), podendo atingir o valor máximo de 90º a norte ou a sul. Os paralelos mais importantes são o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao norte, e o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao sul. No Brasil, o Trópico de Capricórnio passa pelos Estados do Paraná e de São Paulo. Todos os lugares que estão sobre o mesmo paralelo têm a mesma latitude.

Os meridianos são linhas verticais que ligam o pólo Norte ao pólo Sul e também são medidos em grau, minuto e segundo. Todos os meridianos são medidos a partir do meridiano de Greenwich, que corresponde a 0º. Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o hemisfério Leste, ou Oriental, e o hemisfério Oeste, ou Ocidental.

As longitudes, ou meridianos, são as linhas que partem do meridiano de Greenwich (0º) até 180º a oeste ou a leste e convergem para os pólos. A linha imaginária tem esse nome porque passa pelo antigo observatório de Greenwich, situado na periferia de Londres. Todos os lugares situados sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude.

O cruzamento ou encontro dos paralelos e meridianos determina uma coordenada geográfica que nos permite localizar com exatidão um lugar, uma cidade, um país, um continente, um avião ou um navio na superfície da Terra.



Fuso Horário:

Ao lado da localização das pessoas, objetos e lugares no espaço geográfico, cuidou-se também da localização do tempo.

Como vimos anteriormente, a Terra tem forma esférica, sendo ligeiramente achatada nos pólos. Portando, possui 360º de circunferência. Também aprendemos que, pelo movimento de rotação, nosso planeta leva 24 horas para girar em torno de seu eixo imaginário. Dessa maneira, a cada hora a Terra gira 15º (360º : 24 horas). Esses intervalos de 15º correspondentes a uma hora são chamados de Fusos horários.

Existem, portanto, 24 fusos no planeta Terra. Em cada uma das 24 faixas, a hora, por convenção, é a mesma. Porém por razões político-administrativas, a linha do fuso horário não é uma “reta”.

Em razão do desenvolvimento no setor de transportes, acarretando o aumento da velocidade e a diminuição do tempo que se levava para se deslocar de um ponto a outro tornou-se necessário estabelecer um sistema universal de determinação da hora legal (HLE). Uma convenção internacional realizada em 1884, nos Estados Unidos, determinou que a hora do fuso do meridiano de Greenwich – ou GMT, abreviação do inglês Greenwich Meridian Time ou Hora do Meridiano de Greenwich – seria referência mundial na determinação das horas.

Assim, todas as localidades que estão a leste de Greenwich têm a hora adiantada em relação a esse meridiano e as localidades que estão a oeste têm a hora atrasada. Conforme se passa de um fuso para o outro, deve-se aumentar (a leste ou oriente) ou diminuir (a oeste ou ocidente) uma hora no relógio.



Com base em sua localização e em suas particularidades, cada nação institui uma (ou mais) hora legal, que bem sempre corresponde exatamente ao fuso em que se situa. Se o país for muito vasto, no sentido leste-oeste, há mais de uma hora legal. A federação Russa, por exemplo, possui doze horas diferentes; o Canadá, oito; Os EUA, seis, e o Brasil, três.

Observando com atenção o mapa dos fusos horários, notamos que a cidade de Brasília está situada no fuso que indica um atraso de 3 horas em relação ao meridiano 0º. Assim, quando em Londres for 21 horas, por exemplo, em Brasília será 18 horas.



Representação da Terra:

Globo Terrestre



Considerando a forma esférica da Terra, a melhor maneira de representá-la é por meio do globo. O globo terrestre é uma representação em miniatura de nosso planeta, ou seja, é uma representação esférica da Terra em tamanho reduzido.

No globo, é possível visualizar o contorno dos continentes, oceanos, mares e ilhas, os traçados dos principais rios, lagos e montanhas e a divisão política dos continentes em países e capitais, além das cidades importantes. Nos globos encontramos também a representação das linhas imaginárias (meridianos e paralelos).

Essa maneira de representar a Terra, copiando sua forma em miniatura, apresenta algumas dificuldades: manuseio, impossibilidade de visualizar detalhes e toda a superfície terrestre de uma só vez, representação extremamente reduzida e simplificada.


Mapas

Utilizam-se outras formas de representar a Terra. Entre essas formas, desancam-se os mapas, que são representações de toda a superfície terrestre ou de partes dela – um país, um continente ou uma região qualquer - , numa superfície plana.

Os mapas são importantes em todas as atividades modernas do homem. Outrora seu emprego destinava-se aos navegadores e exploradores, com fins geralmente militares ou de conquistas. Atualmente, a confecção de mapas é básica para o desenvolvimento de programas de planejamento e administração na política, na economia, na agronomia e na segurança nacional. É fundamental para o conhecimento geográfico de um país ou região e contém posições políticas e ideológicas.

Conforme a destinação, os mapas poder ser físicos (relevo e altitude), geológicos (estrutura geológica), políticos (divisão dos continentes em países, por exemplo). Climáticos (fenômenos meteorológicos), demográficos (dados da população) ou temáticos (informações diversas: solos, vegetação, rodovias, cidades etc).



Projeções Cartográficas



Como o planeta Terra é esférico, utiliza-se, então uma projeção que permite representar em um plano o que está em uma superfície curva. Essa transferência provocam, como é natural, algumas deformações, e por isso existem numerosos tipos de projeções cartográficas que procuram corrigi-las.

As projeções cartográficas podem ser de três tipos: cilíndrica, cônica e plana ou azimutal.

Projeção Cilíndrica: possibilita a representação total da superfície da Terra, sendo muito utilizada para a produção de planisférios e na navegação. Nesse tipo de projeção, os paralelos e meridianos ficam retos e perpendiculares; as regiões equatoriais são representadas com suas dimensões reais e as altas latitudes, com dimensões exageradas.

Destaca-se a projeção cilíndrica de Mercator, nome pelo qual era mais conhecido o geógrafo holandês Gerhard Kremer, que a criou. Foi elaborada em 1569, época da expansão marítima européia. Essa projeção cilíndrica pertence ao tipo chamado conforme, porque não deforma os ângulos e mantém as formas dos continentes e países, mas distorce suas áreas.

Outra projeção de destaque é a de Peters, que propôs uma projeção cilíndrica, mas equivalente, ou seja, as áreas da Terra conservam a dimensão correta, porém encontram-se esticadas por causa da deformação dos ângulos.

Projeção Cônica: Um dos hemisférios é transformado em cone, que é, posteriormente, aberto. É uma projeção utilizada para representar principalmente regiões de latitudes médias que sofrem deformações. Esse tipo de projeção apresenta paralelos circulares e meridianos radiais.

Projeção Plana ou azimutal: É empregada na produção de mapas especiais, principalmente os aeronáuticos e os náuticos. É muito utilizada para representar regiões polares. Contém paralelos projetados em círculos concêntricos e meridianos projetados em linhas retas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário