segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


                              O QUE É ARTE E COM O ELA SE APRESENTA

 

A ARTE - denomina-se técnica, ou seja, a produção de alguma coisa.

Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia e revolta)

A ARTE SE APRESENTA a partir das Artes Plástica, da música, arquitetura, escultura, cinema, teatro, dança, fotografia e entre outros. Não se restringe apenas a arte plástica, sendo assim, temos contato com ela diariamente, desde quando acordamos pela manhã e nem nos damos conta disso. Ela pode ser vista e percebida, Ex:. Visualizada, Ouvidas e Mistas (audiovisuais).

O artista utiliza a arte como forma de comunicação, que exterioriza suas emoções, história, cultura e principalmente seus sentimentos.

A ARTE VARIA -Varia com o tempo e com as culturas humanas, até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte; Ex:. Certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais.

 

                                        

                                                 A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

 

 

Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem. Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto, antes da escrita.  

      A Arte Rupestre- era um Conjunto de pinturas e inscrições ( primeira forma de comunicação) realizadas pelo homem pré-histórico. Com o tempo essas pinturas estabeleceram um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos.  

No entanto, isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais  diferentes, mas com algumas características comuns. A primeira característica é o pragmatismo (ARTE UTILITARIA), ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade material, cotidiana ou mágico-religiosa: Ex:. Ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.

A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, nos quais encontramos a temática predominante em toda a arte do período. Animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;
Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria. Elas foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda. 

Durante o período neolítico europeu (5000a. C. - 3000d. C.) os grupos humanos já dominavam o fogo e passaram a produzir peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície. Somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, em virtude da sua utilização na armazenagem de água e alimentos.
       As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada naturalista.
 

ARTE NO PERÍODO PRÉ-RENASCIEMNTO.

 

Na pré-história - a arte não era separada das outras esferas da vida, como por exemplo: da religião, economia, política, e essas esferas também não eram separadas entre si, ou seja, formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário; Ex:.  A utilidade de um abridor de latas ou de uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.

 

SEPARAÇÃO DA ARTE

 

A arte  se separou  de todo o resto quando surgiram as: castas, classes e Estados. As Esferas da vida denominavam as especializações de determinadas pessoas, Ex:. O governante com a política, os camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a arte. A partir daí surge à arte pura separada do resto da vida. Antes do renascimento os Artesãos estavam ligados a economia, os Mercadores ligados ao Artesanato.  No Renascimento cultural a arte passa a ser patrocinada por nobres (mecenato) a partir daí a arte se separa e torna a qual conhecemos hoje, puramente separada da utilidade e produzida apenas por puro prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário