quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Sujeito e Realidade
Prof. Maicon Martta


“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”
Sócrates
“Nosce te ipsom”[1]
(Inscrição do Templo de Apolo em Delfos)

Deleuze, filósofo francês contemporâneo, diz em algures, que a filosofia surge em momentos de crise, não para solucionar os problemas suscitados pela mesma, mas para mostrar a direção a se seguir para a obtenção de tal fim. A filosofia por si só não resolve nada e isso faz com que às vezes ela seja mal interpretada pelo seu aspecto especulativo e não pragmático. No entanto, é através da filosofia que podemos percorrer os grandes problemas da humanidade e apontar o caminho para possíveis soluções que caberá à outras disciplinas originadas da filosofia e que tenham caráter mais prático solucionar.
A filosofia nasceu no séc. VII a.C. para confrontar o pensamento mítico que não oferecia uma explicação satisfatória acerca do mundo e da realidade. Por esse motivo, os primeiros filósofos se interessavam pelas questões como: a origem do cosmos e do mundo, assim como de toda a realidade existente. Esses primeiros filósofos, por pensarem a natureza da realidade eram chamados de filósofos da Physis, ou da natureza. Através de seus pensamentos muitos caminhos foram apontados para que se respondesse a pergunta “Como se constitui a realidade?”.
A partir dessas vias, o pensamento foi se modificando, novas luzes a esses problemas eram trazidos, sendo aperfeiçoados por uns e contestados por outros. O questionamento sobre a origem do universo e da realidade perdurou até o desenvolvimento do pensamento de Sócrates.
Sócrates inova o pensamento filosófico em dois aspectos fundamentais:
·                           Primeiramente, Sócrates foi responsável pela mudança temática da filosofia. Os primeiros filósofos pensavam o mundo e a realidade, a partir de Sócrates a filosofia começa a pensar o homem, o sujeito e sua conduta perante a sociedade. Por introduzir esse pensamento, Sócrates é considerado um divisor de águas, e a filosofia do período anterior ao filósofo de Atenas passou a ser conhecido como Pré-socrático.
·                           O segundo ponto fundamental trazido por Sócrates e inovando a filosofia foi o método utilizado por ele.  O método socrático se apresenta em dois passos distintos: O elenkhos (refutação) e a maiêutica (desenvolvida através da Ironia Socrática).

Com Sócrates, a reflexão sobre o homem e sua conduta aponta para a filosofia uma nova problemática que se estenderá até a contemporaneidade. A partir dele, não só a realidade passou a ser pensada, mas também o desenvolvimento e comprometimento do homem com essa realidade. Nessa perspectiva, novos questionamentos sobre a constituição da realidade tomaram foco no pensamento filosófico, perguntas como: O que origina a realidade? O sujeito é elemento condicionante na constituição da realidade ou apenas mais um elemento? Quem é que caracteriza o que é real?
Questionamentos como estes serão o fio condutor da reflexão filosófica até a atualidade, ora explorando de forma mais minuciosa o sujeito ora a realidade, mas sempre num eterno e profundo questionar, efetivando a proposta filosófica de apontar caminhos para a pretensa solução de problemas.


[1] Conhece-te a ti mesmo.